quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hipócritas

Sim, nós somos. E quando eu digo nós eu , obviamente, estou me incluindo nessa. Ai você se remexe na cadeira e pensa "É cada uma...eu? Hipócrita?!". Isso mesmo. E achar, pior, ter uma "pseudo" certeza de não ser hipócrita é , justamente o auge da hipocrisia. Eu poderia falar de como julgamos os outros de maneira premeditada (leia errada) , mas não estou nem ai para os outros. O que importa somos nós!

E você agora se remexe com maior impaciência, "hum...arrogante, prepotente". Apesar de ser horrível é engraçado, o mais bizarro é a maneira como nos julgamos. Como inflamos nossas certezas (que são afinal, mais certas do que as de todas as outras pessoas) e superestimamos nossos problemas (mas são os piores do mundo mesmo). Ninguém gosta de ser desmentido, ninguém gosta de racionalizar os fatos. Animais racionais racionalizando os fatos?! Oh não.... Porque se o fizermos vamos perceber que não sabemos de nada e que nossas dores são equivalentes a puxar um fio de cabelo de alguém que está com uma coluna de concreto quente atravessada no corpo e levando petelecos do Anderson Silva.

Lembra dos problemas que você tinha no clímax dos seus 7 anos? Pois ria-se deles agora, você rirá também dos problemas desse momento daqui a alguns ano, e assim sucessivamente. Até que 1) Não lhe restem problemas 2) Não lhe restem anos; na prática só existe a opção 2, claro. Como vivemos numa eterna piada não? Ora! Piadas são legais, mas poxa vida somos hipócritas, é somos. Porém temos salvação, já que rimos disso. Minha mãe sempre diz que rir é um santo remédio. 

O que essa ladainha estúpida e esquizofrênica quer dizer afinal? Quer dizer que podemos ser mais relativos. Podemos ampliar nossa percepção a ponto de percebermos que, muito provavelmente, nossos problemas podem ser resolvidos ou mandados para o raio que os parta (quem foi o paspalhão que disse que temos que resolver todos os problemas? Que não podemos pular umas perguntas da prova? Quem esse paspalhão acha que nós somos para saber a resposta de tudo?). E as nossas glórias são tão lindas , mas beleza sem conteúdo é um saco (ou uma Barbie). É, somos seres imperfeitos ao extremo, só que isso não é desculpa. Que tipo de hipócrita você quer ser? 

2 comentários:

  1. Se é pra ser hipócrita, que sejamos hipocritamente assumidos, oras. O problema é que nem sempre é fácil! E hipocrisia, creio eu, está inserido na condição de ser humano. Porque, bem, nunca conheci ninguém que não o fosse.
    E quanto ao paspalhão que resolveu que temos de resolver nossos problemas, diga a ele que ninguém se importa. E ninguém jamais vai crer nele. (Mesmo que seja mentira!)
    E, pra você, Liz, só um parabéns pelo ótimo (e crítico) texto.

    ResponderExcluir
  2. Mamy, obrigada mesmo :) a hipocrisia faz parte das contradições que nos constroem, mas temos que nos moderar pra não exagerar.

    ResponderExcluir